Orientações Cirúrgicas

Check list pré-operatório

1) Jejum completo (nem mesmo água) desde pelo menos 8 (oito) horas antes da cirurgia.

2) Comparecer ao hospital rigorosamente no horário marcado para a internação, Em caso de atraso pode haver, até mesmo, a suspensão do procedimento

3) Não utilizar maquilagem, esmalte, grampos, presilhas de cabelo, lentes de contato, próteses, jóias (não levar pertences de valor).

4) Levar apenas seus objetos de uso pessoal: chinelos, escova de dentes, creme dental e pente.

5) Não esquecer de levar TODOS os exames pré-operatórios (de sangue, radiografias, tomografias, questionário de avaliação pré-operatória etc), tanto o anestesista como o cirurgião precisarão deles.

6) Medicamentos: Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico  por pelo menos 14 dias antes da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, etc...). Ver relação completa no link (medicações que alteram coagulação)
Evitar todo e quaisquer medicamentos para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de sete dias antes do ato cirúrgico. Se você usa qualquer tipo de calmante, antidepressivo, remédio para dormir ou até mesmo drogas, seu medico deve saber disso o quanto antes para que possa tomar as medidas necessárias.

7) Pacientes portadores de bronquite ou asma devem comunicar o médico com a maior antecedência possível, pois um preparo cirurgico especial  deve ser feito nestes casos.

8) Caso esteja resfriado ou gripado, com febre, tosse ou dores pelo corpo e havendo necessidade de tomar medicamentos de uso geral (antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos, antigripais ou outros quaisquer), num período inferior a 15 dias da cirurgia, deve-se retornar ao cirurgião para reagendar o procedimento.

11) Não DEIXE DE COMPARECER ao compromisso sem comunicar previamente o seu médico, lembre-se que toda uma estrutura estará à sua disposição no horário agendado (quarto hospitalar, sala cirúrgica, anestesistas, enfermeiras, cirurgião, auxiliar, instrumentador etc).

12) Bebidas alcoólicas / Cigarros: Não ingerir bebida alcoólica 3 dias antes. Pare de fumar de preferência meses  antes da cirurgia. A nicotina interfere com a cicatrização da pele. Se a pele demora a cicatrizar, os microrganismos podem penetrar na cirurgia e produzir infecção.

13) Logo após o procedimento o cirurgião necessitará falar com algum familiar ou acompanhante do paciente para explicar detalhes de como foi a cirurgia, dar orientações quanto ao pós-operatório imediato,, dar a previsão de alta etc. Portanto, é necessário que a pessoa permaneça no hospital até que ocorra contato com o médico.

14) Por ocasião da alta do hospitalar o paciente deverá estar acompanhado de algum responsável. Também não deverá dirigir automóvel. É desaconselhável a utilização de qualquer meio de transporte coletivo (ônibus, trem ou metrô) devendo ser evitados os ambientes abafados, superlotados e que balancem muito.