Dicas Nutricionais

Diminua Compulsão por Doces

Alimentos que diminuem a "atração por doce"

São eles:  maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará e garcínia. Temperar alimentos com orégano, salsinha e cebolinha também é útil.

Dicas para diminuir a vontade por doces

1) Você já tentou identificar quais as situações que a (o) levam a comer doces? "Pense  e tente agir contra a causa".

2) Quais são os seus doces preferidos? São sempre os mesmos ou você "elege" alguns de acordo com a fase em que está? "Preste atenção nisso, pois variar o gosto de acordo com a época é mais um indício de que você está se deixando levar por algum outro problema emocional que culmina na gula por doces.

3) Se você é mulher, percebe que no período pré-menstrual este desejo aumenta?

4) Você come quando está nervoso (a) ou se sentindo sozinho (a)? Cuidado, isso pode virar um vício.

A vontade de comer doces está diretamente ligada ao aumento da produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Em pacientes com transtornos do humor  os níveis deste hormônio podem estar baixos por consequencia sentiríamos maior vontade de comer alimentos doces.

O açúcar estimula a produção de serotonina no organismo, por isso comemos mais guloseimas quando estamos tristes.
O organismo de uma pessoa que tem mais dificuldade de lidar com as emoções sofre mais alterações nas taxas de liberação de serotonina, o que faz com que seu organismo sinta maior necessidade de repor as doses do hormônio, daí o fato de algumas pessoas apresentarem acentuada vontade de comer doces do quando comparadas a  outras.