Nariz

Desvio de Septo Nasal

O septo nasal é uma estrutura composta de osso e cartilagem, que se localiza no centro do nariz. Divide-o em duas partes; as fossas nasais direita e esquerda. Pode estar relacionado com o inadequado fluxo de ar nasal.
Quando o septo nasal encontra-se fora do eixo central (80% indivíduos) temos o desvio de septo. Esta alteração pode ser causada por trauma ou qualquer outro fator que provoque um crescimento com velocidade diferente entre a porção óssea e a porção cartilaginosa do septo nasal.

Nem sempre o desvio septal causa queixa de obstrução nasal, fazendo com que passe despercebido na maioria dos pacientes. Porém, dependendo do tamanho e da área onde ocorre, o desvio pode ocasionar obstrução nasal e mesmo favorecer a ocorrência de sinusites de repetição, dor de cabeça e sangramentos. Quando o desvio é muito acentuado pode ocasionar alteração estética. As queixas são acentuadas quando o desvio está presente simultaneamente à hipertrofia das conchas nasais.

O diagnóstico é feito através do exame físico e de exames endoscópicos (nasofibroscopia) realizados no consultório. A cirurgia para tornar o septo mais retilínio chama-se septoplastia.