Orientações Cirúrgicas

Orientações sobre as Cirurgias

O período pré-operatório gera grandes angústias e medos, que podem interferir na recuperação pós-operatória, no entanto, sabe-se que as orientações reduzem a ansiedade e otimizam a recuperação pós operatória. Este link contém informações que permitirão esclarecer dúvidas sobre o procedimento cirurgico, além disso você também poderá realizar o download do termo de consentimento informado e das orientações pós operatórias (click no link com o nome da cirurgia que esta no lado direito da página). Faça também o download  do ckeck list pré operatório (link-click aqui) e das medicações que devem evitar no período pré operatório ( link- click aqui) .

É importante que o paciente esclareça todas suas dúvidas nas consultas que antecedem a realização da cirurgia. Também, deve informar ao médico se é portador de algum tipo de alergia e se usa medicações de uso contínuo ou eventual.

A maioria de nossas cirurgias é realizada com anestesia geral (bastate segura) ou seja, o paciente estará dormindo durante todo o ato cirurgico e apenas acordará quando a medicações utilizadas pelo anestesista forem metabolizadas. Uma vez acordado o paciente será levado para a sala de recuperação pós anestésica, onde permanecerá  até que o médico anestesista julgue necessário.

Geralmente a alta hospitalar é dada no mesmo dia da cirurgia e o paciente deve seguir com muita atenção todos os cuidados pós operatórios para evitar principalmente hemorragias.  Na maioria das vezes o primeiro retorno ao médico, é realizado após 7 dias da cirurgia.