Rinológica (Nariz) e da Base de Crânio

- Sobre a Cirurgia.pdf - Pós-operatório.pdf - Termo de Consentimento.pdf

Redução de fratura nasal

Qual o tipo de anestesia que se usa para este tipo de operação?
Anestesia geral.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Aproximadamente 1 hora. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Qual o tempo de internação?
Em geral meio período. Dependendo do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.

São utilizados curativos?
Quando se reposiciona os ossos próprios nasais o nariz é mantido imobilizado com gesso ou outro material, que o recobre totalmente, permanecendo por cerca de sete a oito dias. Após este período será mantido apenas micropore por mais sete dias.

O nariz sangra nos primeiros dias?
Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de higienizar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

Quando poderei tomar sol?
Enquanto houver manchas equimoses, é aconselhável que se evite a exposição solar.

Qual a evolução pós-operatória?
Devido a distorção da anatomia normal, existem grandes possibilidades de mais de um procedimento cirúrgico para total reconstituição do nariz, além da possibilidade de assimetrias após a primeira cirurgia.