As sinusites ou rinossinusites são inflamações das cavidades paranasais, que são espaços dentro dos ossos da cabeça, recobertos por mucosa. Tradicionalmente chamamos de sinusite os quadros provocados por bactérias.
A grande maioria dos casos de sinusite aguda aparece após um quadro viral (gripe ou resfriado). Ou seja, quando os sintomas do resfriado deveriam estar desaparecendo, o paciente começa a apresentar dor de cabeça, nariz entupido, secreção nasal normalmente esverdeada ou amarelada e tosse.
A sinusite pode provocar febre, mas isto não é muito comum. Por se tratar de uma infecção bacteriana, a sinusite deve ser tratada por médicos, na maioria das vezes com o uso de antibióticos, entre outras medicações. Quando os sintomas da sinusite duram mais do que três meses, nós a classificamos como sinusite crônica.
Com estas informações fica fácil perceber que aqueles pacientes que tem crises eventuais de dor de cabeça e nariz entupido, que duram 2-3 dias e melhoram apenas com descongestionantes ou sintomáticos na verdade não tem sinusite.
Sinusite tem cura?
Este pergunta é frequentemente feita por pacientes durante consultas médicas. A rinossinusite viral, por exemplo, muitas vezes se assemelha a um quadro gripal. Nestes casos, o tratamento é guiado por sintomáticos, lavagem nasal e a "cura" ou alívio dos sintomas pode aparecer em poucos dias.
As rinossinusites agudas bacterianas geralmente são caracterizados por dor de cabeça e face, tosse, febre, nariz obstruído, secreção nasal esverdeada e etc. Nestes casos, podem ser receitados antibióticos e outros sintomáticos. Costuma haver uma resposta muito boa à antibióticos, cuja prescrição é tarefa exclusiva do médico. Em poucos casos, não há melhora definitiva com uso de um ciclo de antibiótico, podendo ser necessário o uso de um novo ciclo de antibiótico de maior espectro. Nestes casos, o índice de cura é muito alto.
No entanto, nos casos de rinossinusites crônicas, com duração dos sintomas superior à 12 semanas, podemos lançar mão de antibioticoterapia prolongada, corticóide tópico. Em alguns pacientes, a cirugia pode ser necesária para facilitar a drenagem dos seios paranasais.
No caso das rinossinusites crônicas, o paciente pode ficar totalmente assintomático após tratamento clínicio ou cirurgias . Portando é importante exclarecer que a maioria das sinsusites tem cura e que a minoria da dores na face são realmente causadas por rinossinusite sendo importante investigar outras etiologias das cefaléias como: enxaqueca, dor referida a partir de cervicopatias , desordens temporomandibulares e alterações da refração.