Dicas de Tratamentos

Dicas para interromper tabagismo

O que você ganha parando de fumar?

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos – 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto ;
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Se parar de fumar agora:
Após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
Após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.

Para quem está pensando em parar de fumar:
1. Procure fazer uma lista com todas as razões para você parar de fumar;
2. Contabilize as economias com cigarro e planeje gastá-las em algo que deseje;
3. Faça exercícios físicos: caminhada, natação, musculação, alongamento, etc.
4. Elimine os cigarros que perceba que são motivados por circunstâncias e não pela vontade de fumar, como pós café etc.
Para quem já está decidido:
5. Marque uma data para parar de fumar e prepare-se para enfrentar situações em que a vontade de fumar ocorrerá;
6. Comunique amigos e família eles lhe darão suporte e apoio;
7. Evite situações ou outros hábitos que estão associados ao hábito de fumar como o consumo de café e bebidas alcoólicas;
8. Não permaneça na mesa após as refeições e sempre escove os dentes após as mesmas;
9. Elimine os objetos que possam lembrar o cigarro, como cinzeiros, isqueiros, etc.;
10. Se precisar de tiver que comer ou beber “alguma coisa”, quando parar de fumar de preferência a frutas, água, bebidas sem açúcar ou use goma de mascar “diet”;
11. Beba bastante água a cada vez que sentir vontade de fumar;

A recaída não é um fracasso. A maioria dos ex-fumantes teve dificuldades e necessitou de outras tentativas.
Caso tenha reiniciado o hábito e fumar, planeje novamente e fique atento ao que fez você voltar a fumar.

Fique longe das tentações:
Em vez de fumar depois das refeições, levante-se da mesa, escove os dentes e faça caminhadas;
 - Se você sempre fumava enquanto dirigia, tente algo novo! Que tal ouvir rádio? Você também pode tentar uma rota diferente. Outra ideia é experimentar usar trens ou ônibus;
- Fique longe de coisas que estavam relacionadas ao cigarro. Faça isso nas primeiras semanas;
- Lembre-se: a maioria das pessoas não fuma. Tente ficar perto de não-fumantes, se você estiver em um lugar onde a tentação de fumar é grande, como bares e festas.

Dicas práticas:
- Lave suas mãos, lave louças ou tome banho quando tiver vontade de fumar;
- Aprenda a relaxar respirando fundo;
- Mude o cenário. Passeie por lugares novos, passe mais tempo em cômodos onde você não costumava ficar em casa;
- Não importa o que aconteça, nunca pense: ‘um cigarrinho não vai fazer mal’. Fará, sim! Um cigarro pode destruir dias de esforço e trabalho no plano;
- Lembre-se: tentar qualquer coisa para deixar de fumar é melhor do que não tentar nada.