Exames

Videoendoscopia da Deglutiçao

A DEGLUTIÇÃO é um fenômeno complexo que envolve inúmeras estruturas neuro-musculares. Qualquer condicão que comprometa a estrutura ou função da musculatura oral, faríngea, laríngea ou esofágica pode prejudicar a deglutição, resultando em DISFAGIA.

A videoendoscopia da deglutição possibilita obtenção de importantes informações sobre a anatomia e fisiologia de faringe e laringe, sensibilidade faringo-laríngea e detecção de aspiração laringo-traqueal.

Como é realizado o exames?

Através da administração de bolos alimentares corados com azul de metileno ou anilina comestível, em quantidades e consistências (líquido, líquido engrossado, pastoso, sólido) progressivas. Durante a realização do exame não se utiliza anestesia tópica nasal ou faríngea para não interferir na sensibilidade local e, consequentemente, no reflexo da deglutição.

Procede-se a fibronasofaringolaringoscopia, associada ao oferecimento do bolo alimentar corado. Observa-se o controle oral do bolo em relação a contenção e propulsão, a deflagração do reflexo de deglutição, a sensibilidade laríngea e os reflexos protetores de tosse e engasgo, o fechamento glótico, o clareamento salivar e alimentar, a presença de resíduo alimentar após a deglutição, a ocorrência de penetração alimentar na região laríngea, assim como a ocorrência de aspiração laringo-traqueal.

Trata-se de uma exame inócuo, simples e que pode ser repetido quantas vezes necessário por não envolver radiação

Preparo
Não é necessário qualquer tipo de preparo.