Evite gritar, falar em excesso ou competir com o ruído ambiental.
Beba água regularmente, em pequenos goles e em temperatura ambiente. A água não passa pelas pregas vocais, mas ao hidratarem-se, as pregas vocais vibram com menos esforço e melhores condições.
Alimente-se de forma saudável regularmente, evite alimentos pesados e muito condimentados que causam azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas. Evite, antes de usar muito a voz, achocolatados e derivados de leite, pois aumentam a secreção na região vocal. A maçã, ao contrário, é adstringente, e limpa o trato vocal.
Café, bebidas gasosas e cigarro, irritam a laringe. Além disso, a fumaça do fumo pode causar pigarro, edema, infecção, além de aumentar consideravelmente o aparecimento de câncer de laringe e de pulmões.
Abuso do álcool e o uso de drogas, propiciam abusos vocais.
Chupar balas e pastilhas, quando estiver com a garganta irritada, mascara o sintoma e a pessoa força a voz sem perceber.
Na hora de acordar e levantar da cama espreguice e faça alongamentos, bocejar também é bom. Evite falar deitado.
Quando estiver falando, em qualquer situação, mantenha a postura do corpo ereta, sem tensão, o queixo sempre paralelo ao chão, nunca incline a cabeça, inclusive ao falar no telefone e no celular.
Poupe a sua voz, momentos de descanso e relaxamento são muito bons.
Ar condicionado prejudica a voz, pois resseca o trato vocal e a pessoa forçará mais as pregas vocais.
Fazer exercícios físicos e falar ao mesmo tempo, provoca sobrecarga na musculatura da laringe. Natação e caminhadas fazem bem.
Se gosta de cantar, é preciso ter preparo vocal.
Evite falar muito quando estiver com gripe, crise alérgica, cansado ou muito estressado, pois estes são quadros prejudiciais à voz.
Se ingerir aspirinas, calmantes e diuréticos (que ressecam as mucosas), evite falar muito após seu consumo.
Não use roupas apertadas na região do pescoço e da cintura, pois dificultam o movimento da laringe e do diafragma.