Microcirurgia da Laringe

- Sobre a Cirurgia.pdf - Pós-operatório.pdf - Termo de Consentimento.pdf

Retirada de nódulos, cistos e pólipos de cordas vocais

As lesões benignas de pregas vocais representam um problema significativo para os otorrinolaringologistas, por serem patologias muito comuns e que necessitam de tratamento multidisciplinar.
Quando essas lesões não respondem à terapia medicamentosa e/ou fonoterápica, a opção de tratamento é cirúrgica. O objetivo da cirurgia pode ser aumentar a função fonatória ou estabelecer o diagnóstico anátomo-patológico através de biópsia.
A microcirurgia laríngea é uma forma de tratamento endoscópico de diversos tipos de doenças da laringe. Consiste da realização de procedimentos cirúrgicos através de um tubo (laringoscópio) autostático colocado entre a boca e a laringe do paciente, com este deitado em decúbito dorsal e hiperextensão cervical.
Ela tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos, a partir do melhor conhecimento da etiopatogenia e fisiopatologia das doenças das pregas vocais, possibilitando uma atuação cada vez mais eficaz no tratamento e prevenção do câncer de laringe, bem como na reabilitação dos pacientes portadores de distúrbios da voz, particularmente no que concerne aos profissionais da voz.